Ano Novo! Tem certeza?
O ano é 2021! Mas se um desavisado estivesse acordando de um coma de mais de 30 anos, estaria confuso. Os anos 80 estão na moda – literalmente –, fazendo sucesso no cinema, na TV e tudo mais.
Na moda, vemos a volta dos blazers de alfaiataria com ombreiras e os top-cropped (só falta a Xuxa relançar as paquitas) e nas praias os bikinis asa-delta. Até a famigerada pochete tá voltando (deve ser para guardar o álcool gel e a máscara). “Deus me dibre”!
Quanto aos seriados, que agora estão no streaming, dentre os que estão fazendo mais sucesso, estão aqueles que bebem da fonte da nostálgica década, como Cobra Kai, e as aguardadas novas temporadas de Stranger Things e The Mandalorian e seus spin-offs. E no cinema está em cartaz a “Mulher Maravilha 1984” (lançado ainda no finalzinho de 2020), e até as continuações de “Um Principe em Nova York” e “Top Gun” estão previstas para este ano.
Tá certo que se for avaliar com um pouco mais de cuidado, ao andar pelas ruas, vai perceber que quase não se vê mais fuscas e brasílias (apesar de algumas relíquias bem conservadas por aí), nos quais se dirigia sem cinto, 10 pessoas “amontoadas” no carro e com as crianças no “chiqueirinho” (aquele espaço acima do motor, que nos carros atuais é na frente enquanto na traseira um amplo porta-malas, onde eu levo meus cachorros para passear com cinto de segurança e tudo). Bem, vai perceber também que as roupas e peças de vestuário agora podem ser adquiridas na internet, que as lojas de departamento agora estão bombando como market places, que não existem mais videolocadoras com suas fitas VHS e que tudo virou streaming (até o cinema está correndo esse risco por conta da pandemia) e, se reparar bem, dá até pra ver que o Tom Cruise envelheceu um pouquinho nestes trinta e tantos anos.
Na verdade, acho que essa pandemia envelheceu todo mundo! E além de milhões de pessoas acometidas por esse maldito vírus, outra coisa que tem morrido é a criatividade. Afinal quase tudo que se tem feito ultimamente é continuação, spin-off ou remake de algo que fez sucesso no passado. Em suma, começamos 2021 como uma típica continuação de 2020 – a pandemia ainda está aí, e vai demorar um pouco para podermos voltar a sair tranquilamente, vestir nossas roupas da moda e ir ao cinema –, porém, será um ano de nostalgia, de querer aquela vida livre e despreocupada vivida nos anos 80.
0 Comentários