Deixem o Papai Noel em paz!
“Não ensine seu filho a acreditar em Papai Noel”. E por que não?
Tenho constantemente visto postagens de “influencers” – possivelmente frustrados por ter ganhado meia ao invés de brinquedos – dizendo que não se deve estimular a criança a acreditar no Papai Noel, ou qualquer outra fantasia… Porque são mentiras, e porque a criança não vai saber diferenciar da realidade e que por isso podem desenvolver fobias e tal. Nossa! Quanto drama!
Adultos que ficam dizendo que estão preparando a criança para o mundo. Mas que mundo chato, hein? Criança tem que ser criança. A infância sem fantasia deve ser um porre danado! Além disso, como você vai controlar para que ela não acredite em fantasia, se qualquer boa história, música ou desenho animado tem animais falando, feitiços e tudo mais? E se não pode haver magia, então expulse da sua casa aquele rato, o todo poderoso do entretenimento, com seus contos de fadas, abajur saltitante, super-heróis e faroeste samurai espacial. É tudo fantasia! BOICOTEEEEM o Disney+!
As crianças realmente não são capazes de discernir a fantasia da realidade, mas tá cheio de adulto por aí acreditando em previsão do horóscopo, dietas milagrosas, produtos queima-barriga, mulheres esperando um príncipe encantado, mas até hoje só beijaram o Shrek (ou o burro, rsrs).
Mas vamos voltar ao Natal. Afinal o que é comemorado? Você conseguiria convencer um ateu ou um ET que isso não é uma fantasia coletiva? Afinal é a comemoração do nascimento de uma bebê que supostamente nasceu, no meio do nada, de uma mulher virgem (e o marido aceitou isso numa boa), e eles ainda foram agraciados com presentes de 3 reis “magos” guiados por uma estrela, e essa criança se tornou o maior líder que já existiu, capaz de operar milagres diante dos homens, até ser traído, crucificado e ressuscitar. “É! Bem… Falando dessa forma, né… Ram-ram!” Mas o pior (ou melhor) é que EU acredito!
Papai Noel provavelmente é o maior exercício de fé que a maioria das crianças pequenas vão vivenciar… E quando elas decidirem não acreditar mais, estarão aprendendo outra grande lição, o senso crítico, para não ficarem por aí confiando em falsos profetas e Messias!
Então, deixem as crianças acreditarem no Natal, no Papai Noel, e em toda a magia e esperança que isso traz. E dê o maior presente para elas: valide a fé delas com muito amor e autonomia para acreditarem e fazerem o que quiserem… E que a magia faça delas pessoas melhores e criativas para enfrentarem esse mundo chato e confuso e, quem sabe, se tornarem bons velhinhos no futuro.
BOAS FESTAS!!!
0 Comentários