Denticão
Filhotes de cãezinhos são mais parecidos com bebês do que se imagina!
A cada mês surge um dente novo na boca do Gugu. Parece um incômodo tão grande que até ele – justo ele! – às vezes recusa comida. Tadinho! E nós percebemos que é dente, porque ele vive mordendo os próprios brinquedos para coçar. São bonecos, rabos de dinossauros, tapetes de EVA e até carrinho de plástico. Plásticos e carros. Aff!
Isso me fez lembrar uma viagem que minha esposa e eu fizemos à Buenos Aires. Que cidade maravilhosa! Passeios inesquecíveis, cafés da manhã com sucos de frutas e medialunas (um tipo de croissant argentino) que recheávamos com bastante doce de leite. Hummm!!! Deu até água na boca só de lembrar! E o calor era tanto, que até eu me rendi a um sorvete depois de visitar o estádio do Boca e tirar uma foto com a taça da Libertadores! Os carros? Vou chegar lá! Foi bem antes do Gugu nascer, no ano em que adotamos um casal de irmãos cãezinhos, Meg e Thor. Ela cor de creme com doce de leite e ele caramelo. Eram duas bolas fofas! Morávamos em uma casa e eles tinham um quintal inteiro para correr e brincar. Deixamos os carros na garagem e fomos de avião. Vizinhos e familiares avisados. Tudo tranquilo! Pelo menos a viagem foi.
Na volta, chegamos à noite, brincamos bastante com os doguinhos, e fomos dormir. Na manhã seguinte, voltamos ao quintal para compensar a ausência de uma semana fora. Claro que trouxemos brinquedos, mas ausência se compensa com presença e não presentes, certo?
De repente, “MEODEOSDUCEU”! Que arranhões são esses? Que coisa mais estranha! Os parachoques dos carros estavam todos arranhados. Marcas de dentes? Puxa vida! Seria saudade ou raiva de terem ficado sozinhos?
E justo eu, que sempre tive ninhadas e mais ninhadas em casa na infância, nunca me dei conta que cãezinhos trocam a dentição como nós? Conosco os dentes de leite são substituídos por volta dos 5 a 7 anos, e nos cãezinhos é por volta dos 5 a 7 meses. E que baita azar! O período deles é rápido, mas no caso dos meus filhotes coincidiu exatamente com a semana que passamos fora. Aff! Passei o resto das férias controlando o mau comportamento, mas já era tarde. Fazer o quê?! A gente ainda se ama e diverte bastante juntos e o Gugu adora brincar com eles.
Bom, e quanto ao nascimento dos dentes do Gugu ainda não tivemos grandes prejuízos. Mas melhor remediar, né? Talvez seria o caso de dar um pouco de sorvete para ele de sobremesa ou num lanchinho à tarde, mas um bem natural, de frutas. Nada de bolas de creme com doce de leite e cobertura de caramelo.
0 Comentários