Cadastre seu e-mail

A Alexa como rede de apoio na paternidade

A paternidade pode ser uma jornada bastante desafiadora no século XXI, principalmente diante de tantos conteúdos duvidosos sendo espalhados pela internet. Porém, se soubermos filtrar e utilizar a tecnologia a nosso favor, podemos simplificar o nosso dia a dia como pais de uma forma inovadora.

Para otimizar a gestão de tempo e de recursos, no nascimento do Eduardo a tecnologia se tornou uma ferramenta fundamental para nos ajudar aqui em casa. Ainda vivíamos muitas restrições ao final da pandemia e com o cansaço acumulado de noites mal dormidas e o malabarismo de trabalhar em home-office com dois bebês pela casa (afinal, o Gugu ainda estava fazendo desfralde, enquanto já esperava o irmãozinho), a assistente virtual Alexa nos permitiu um suporte significativo. Por isso se você ainda não entendeu como a tecnologia pode revolucionar a sua vida, este post é pra você!

Edu e Gugu interagindo com a Alexa

Funcionalidades que viraram rotina em minha casa

Aqui estão algumas das principais utilidades da Alexa para nossa família e que nos ajudam na gestão do dia a dia, inclusive com as crianças e os pets:

  • LISTA DE COMPRAS – Gerenciar os itens que estão acabando na despensa pode ser uma tarefa complicada para a família. E com a Alexa isso se torna simples, pois basta um comando de voz para adicionar itens à lista e depois revisar e consultar na hora de comprar (geralmente on-line para receber por delivery.) Na sua casa, diga: “Alexa, incluir arroz na lista de compras” e veja a mágica acontecer!
  • LEMBRETES E ALARMES – Basta pedir à Alexa para ser lembrado dos horários de alimentação ou de tomar remédios, consultas médicas, um timer para lembrar de apagar o fogo de uma panela no fogão ou qualquer outra tarefa importante. Diga: “Alexa, adicionar lembrete ou alarme” e nunca mais perca a hora!
  • PREVISÃO DO TEMPO – Enfiados em casa no home-office, às vezes a gente fica até sem noção do clima lá fora. E quase todos os dias perguntamos à Alexa a previsão de tempo e temperatura para saber qual a roupa mais adequada para vestir os meninos.
  • HISTÓRIAS E MÚSICAS – A hora de dormir, de trocar fraldas, dentre alguns outros momentos, pode ser um desafio para a maioria dos pais. E a Alexa nos ajudou a tornar esses momentos mais fáceis e agradáveis. Por aqui eu criei até uma playlist no Amazon Music só com músicas de ninar, ao estilo rock n’ roll (Rockabye Baby). A Alexa ainda tem algumas histórias próprias e contos clássicos e até canta músicas (muito engraçadas por sinal). As crianças adoram!
  • TIRA DÚVIDAS – criança por natureza pergunta muito e na fase dos 3 aos 5 é um “por quê” atrás do outro. Então ter alguém para te dar as respostas rápidas sobre qualquer coisa é uma benção! O Gugu na fase de alfabetização descobriu que podia perguntar à Alexa para soletrar uma palavra e corria para copiar a resposta na tela (a nossa versão é a Echo Show, e isso me leva à próxima funcionalidade);
  • LIGAÇÕES DIRETAS (inclusive por vídeo) – Sabe quando você quer ligar pra casa e ninguém te atende? O recurso Drop-in é uma mão na roda para ligar do seu telefone direto para Alexa e, por exemplo, falar com as crianças. Quando eu estou viajando essa é a minha forma de interagir com meus filhos e de matar a saudade sem precisar que eles tenham celular. E também dá pra ligar da Alexa para o seu telefone. O Gugu já aprendeu a matar a saudade dele e do irmão também. Ele diz: “Alexa, ligar para o papai” e eu fico feito bobo do outro lado da tela! E outra vantagem é que você pode conceder permissão para determinar quem pode ligar na sua casa dessa forma – seja por uma outra Alexa ou por um telefone celular comum.
  • SKILLS E JOGOS – Seu filho diz “Alexa, ativar galinha pintadinha” e ele pode escolher se prefere música, brincadeira ou historinha. Dá para brincar de “pedra, papel e tesoura” ou usar ela como marcador de “batata quente”, e por aí vai. E se o sono está atrasado: “Alexa, ativar sons para dormir” e você escolhe entre sons de chuva, cachoeira, oceano ou um mero ruído branco, que são ótimos para fazer um bebê (e até um adulto) dormir.
  • CONTROLE DE CASA COM DISPOSITIVOS INTELIGENTES – Imagina poder controlar eletrodomésticos, lâmpadas, tomadas, fechaduras….? Com a Alexa você pode através de dispositivos inteligentes por comando de voz. Basta configurar um “controle remoto universal” com todos os aparelhos conectados. Isso é fantástico! “Alexa, acenda a luz do quarto do bebê com intensidade de 10%”. Pronto! Não precisa dar as costas ao filho no berço enquanto percebe no escuro que precisa trocar a fralda. Você pode ter uma casa 100% inteligente à disposição, se quiser.
  • ROTINAS – Aqui você pode já programar o controle dos dispositivos inteligentes, mesmo que não tenha ninguém em casa. Pensa na comodidade de programar uma lâmpada da área dos cachorros se acender na hora exata do pôr do sol para eles não ficarem no escuro, e depois apagar às 23h quando todos vão dormir? E imagina no meio da noite a Alexa avisar que o bebê acordou quando o microfone for ativado pelo gatilho do som de choro? Na minha casa é exatamente assim! Inclusive, esse é um recurso ótimo para crianças ligarem os aparelhos sem precisar de usar nenhum controle remoto. Aqui em casa o Gugu pede “Alexa, quero ver desenho” e ela liga a tv, a tv a cabo, e na hora que tudo está ligado (com um delay progamado) ela muda para o canal preferido dele e à noite, basta dizer “Alexa, hora de dormir” e ela desliga todos os aparelhos selecionados e ainda deseja “bons sonhos”.
  • COMBINAÇÕES PERFEITAS – Imagina que o bebê recém-nascido acorda chorando no meio da madrugada e a Alexa automaticamente ativa uma rotina, que te avisa “o bebê acordou”, acende uma luz vermelha em baixa intensidade (dizem que simula a luz que chega ao útero) e começa a tocar sua Playlist “músicas de ninar do bebê” e você consegue amamentar o bebê na madrugada, com um pouco de luz, o que te ajuda a ter alguma visão para trocar uma fralda cheia, se necessário, e tudo ajuda o bebê a se acalmar para voltar a dormir. Dormiu?! A mesma rotina está programada para apagar tudo após 30 minutos, e todos voltam ao sono no silêncio e breu da noite.

Tudo isso foram configurações que eu fiz para facilitar a rotina da minha família, mas existem infinitas possibilidades para você usar os recursos para a sua vida – afinal, cada família tem suas demandas e necessidades. E não entrei em detalhes de como programar tudo isso por aqui, pois está cheio de tutoriais na internet para te ajudar a configurar tudo o que você pensar.

Você vai querer uma assistente também

Olha, eu não tô ganhando nem um centavo da Amazon pra te contar tudo isso e se você quiser ter uma assistente virtual também, te adianto: não precisa ser a Alexa! E mesmo que você queira uma, nem precisa comprar um aparelho se não quiser. Basta baixar o aplicativo gratuitamente no smartphone e fazer a gestão da sua casa na palma da sua mão, de onde estiver. Eu só quero te mostrar que se você ainda não está desfrutando de toda essa tecnologia a nosso favor, você ainda está vivendo na idade das pedras!

E para finalizar, a inteligência artificial de escrita do meu blog (esse que você lê) criou um pitch para te ajudar a tomar a decisão de usar esses recursos a seu favor, se ainda não usa:

“A Alexa é um verdadeiro assistente virtual que pode tornar a paternidade muito mais fácil e divertida. Experimente essas funcionalidades e descubra como a tecnologia pode ser uma aliada poderosa nessa jornada. Aproveite cada momento e deixe que a Alexa cuide das tarefas do dia a dia.”

E você já usa a Alexa ou outro assistente virtual para facilitar a rotina com sua família? Qual recurso que você usa muito e eu nem citei por aqui? Comente, pois pode estar ajudando outras famílias, inclusive a minha! Rsrs.

Um grande abraço,

Pai Alfa.

Tags: | | | | | |

Sobre o Autor

Pai Alfa
Pai Alfa

Clique no link da assinatura (acima) para me conhecer melhor.

0 Comentários

Espero que esteja gostando e o conteúdo esteja sendo útil. Deixe seus comentários, para que possamos interagir e melhorar ainda mais o blog. Um grande abraço, PaiAlfa