5 dicas para iniciar o ano com novos hábitos
Quem não gostaria de viver para sempre? Garantir saúde para ter maior longevidade e disposição para a família? Eu há muito tempo queria melhorar meus hábitos e rotinas para garantir isso, mas a mesma razão que me motivava a querer começar era o que me impedia.
Quem tem filhos pequenos sabe que o tempo é algo escasso, ainda mais com o trabalho sem muita rotina como o meu. Hora enfiado no computador em home-office com diversas reuniões, hora em visitas e muitas vezes em outra cidade e estado. O tempo de folga era para brincadeiras, banho, jantar e tentar fazer as crianças dormirem cedo e, se não “apagasse” junto, ainda um tempinho para a esposa. Mas esse ano resolvi de fato colocar em prática uma resolução de Ano Novo que era adiada a cada novo ciclo.
Já comecei melhorando minha alimentação. Na verdade, na nossa casa, eu e minha esposa sempre consumimos menos óleo, sal e açúcar do que a maioria das famílias, e nossa despensa tem praticamente apenas os itens que podem ser consumidos por todos, inclusive os pequenos. Bom, pelo menos 95%, já que uma portinha no alto do armário costuma ter chocolates e outras “gulodices” para o período de TPM da minha esposa. É importante para garantir a integridade física da família, né?!

Se você também tem uma meta para 2025, independente de qual seja, com essas orientações você também vai tirá-la do papel:
1. Tenha em mente seus objetivos
Estabeleça suas metas de forma praticável e defina o que você pretende alcançar..
Por exemplo, eu, aos 45, no segundo tempo da vida, e com uns quilos a mais, percebi que minha alimentação ainda tinha muito carboidrato e resolvi que não queria herdar hipertensão, diabetes e nada mais dos meus pais e avós. Então era hora de melhorar a proporção dos alimentos nas refeições, parar de “beliscar” fora de hora e queimar as calorias extras.
2. Identifique e substitua os maus hábitos
A neurociência nos revela, segundo o autor do livro O Poder do Hábito, Charles Duhigg, que eles consistem em um ciclo de três etapas: o gatilho (estímulo), a rotina (resposta automática) e a recompensa (sensação associada). Para ficar mais claro, veja o exemplo abaixo:
- gatilho: cheirinho de comida vindo da cozinha;
- rotina: sentir fome e querer comer algum aperitivo antes da refeição ser servida;
- recompensa: sensação de saciedade por alguns minutinhos extras.
É importante controlar os impulsos. É óbvio que o cheiro de comida sendo preparada vai te causar sensação de fome, a diferença está entre se você vai comer um biscoito amanteigado ou um pedacinho de brócolis ou tomar um copo cheio de água, entende?
3. Defina quando começar e cumpra
Mas defina para valer e planeje para que tudo aconteça de fato. Não vale ficar sempre adiando para a próxima segunda-feira.
Eu por exemplo, defini o pós-Festas de fim de ano como o início oficial da “dieta equilibrada”. Depois de começar a comer de forma mais saudável mantendo uma boa proporção entre os grupos alimentares, será a vez da atividade física com a volta às aulas em fevereiro. Pois com os dois meninos indo para escola, decidi que o fim da tarde, antes de buscá-los na escola, seria um tempo que não atrapalha meu trabalho nem minhas responsabilidades familiares.
4. Comece pelo mais simples
Não tente mudar tudo de uma vez e nem dependa de um monte de coisas para começar. Não adianta fazer um monte de planos para o Ano Novo e depender de ganhar na Mega da Virada para fazer tudo. Pense: “O que posso começar de imediato e sem depender de mais nada, nem ninguém?” Uma caminhada? Comece por aí, depois se inscreva numa academia, compre uma bicicleta ou o que mais achar necessário.
5. Tenha paciência para ver resultados
A ciência nos esclarece que ações repetidas por 20 dias a dois meses consecutivos viram novos hábitos. Então não vá desistir na primeira semana, ok?!
Além disso, também está comprovado que quando a gente faz uma atividade junto com alguém, de preferência tão ou mais empenhado do que você, as chances de sucesso aumentam. Então ache um companheiro de jornada e não parem. De preferência, faça em família pois assim todos se beneficiam.
E saiba que depois de alguns meses seu corpo já se acostumou com qualquer nova condição, e, talvez assim como eu, você vai até achar as comidas de restaurante mais gordurosas e salgadas e os doces mais enjoativos. Mas também vai se sentir mais leve e bem disposto para o que a vida vai te proporcionar.
Eu quero mais saúde. E você, o que deseja para este ano?
Um grande abraço e Feliz Ano Novo!
Pai Alfa.
0 Comentários