Como liderar para atingir a alta performance?
“Eu não tenho ídolos. Tenho admiração por trabalho, dedicação e competência”. Essa frase, que até poderia ser minha, na verdade é do maior ícone brasileiro de uma geração inteira, que fazia todos vibrarem com suas performances nas manhãs de domingo nas décadas de 80 e 90, e tinha potencial para ser o maior campeão de todos os tempos, mas, há 25 anos, se foi cedo demais pelas curvas da vida.
Ninguém nasce campeão! Nem Ayrton que hoje estaria completando 61 anos. Todo mundo precisa passar por uma longa jornada de aprendizado até alcançar o sucesso e a excelência. E um piloto de sua própria vida sabe que ela não é feita de caminhos retos até a linha de chegada.
Como criar um ambiente de sucesso?
Sucesso e excelência não são alcançados do dia para a noite! Segurança e motivação são combustíveis para alta performance. “Se cheguei onde cheguei e consegui fazer tudo o que fiz, foi porque tive a oportunidade de crescer bem, num bom ambiente familiar, de viver bem, sem problemas econômicos e de ser orientado no caminho certo nos momentos decisivos de minha vida” 1.
Sem um ambiente favorável, obviamente há dificuldades em se alcançar o potencial máximo das crianças ou equipes. Contudo, o fato de não se ter todas as condições, não quer dizer que se pode dar por vencido, pois a vida não é treino, é corrida, do início ao fim. E “na adversidade, uns desistem, enquanto outros batem recordes” 1.
O alcance do potencial é facilitado por uma dose mínima necessária de motivação e responsabilidade para promover o potencial, e do mesmo modo a segurança psicológica é primordial para que a cultura seja de criatividade e coragem, e não do medo. “Sempre faça tudo com muito amor e com muita fé em Deus, que um dia você chega lá. De alguma maneira você chega lá” 1.
Este tipo de cenário é válido na educação das crianças, e também deve ser proporcionado à toda família (incluindo os pets) e por qualquer líder a seus colaboradores. Afinal, não adianta de nada empresas que exigem criatividade na descrição da vaga, mas que durante a rotina do trabalho, querem resultados imediatos e baseados em “procedimentos padrão”. E quanto mais o líder se empenhar na promoção de alta performance, melhor, pois “ou você se compromete com objetivo da vitória, ou não” 1.
Os 4 P’s do apego seguro
Um estudo norte-americano recente com 14.000 crianças mostrou que 40% delas não têm vínculos emocionais fortes com os pais e que por isso estão mais suscetíveis a problemas educacionais e comportamentais. Fato! Mas isso não tem a ver com dinheiro. Quem nunca viu um pobre do gueto se dando bem na vida (sem ser pelo crime, claro!) e um riquinho mimado na pindaíba? A motivação pessoal e o suporte familiar ou de amigos facilitam muito esse caminho e são importantíssimos para o sucesso na vida de todos nós, mas muito do nosso caráter e atitudes se formam no início da vida. E “se quisermos mudar nossa nação, é pelas crianças que devemos começar” 1.
- Proteção – contra quaisquer perigos, mentais e físicos (no caso das crianças contra perigos, abusos ou negligências). Essa confiança e segurança psicológica vai diminuir situações desconfortáveis e favorecer a coragem de seguir sempre em frente. Um líder protege e defende seu time.
“No que diz respeito ao empenho, ao compromisso, ao esforço, à dedicação, não existe meio termo. Ou você faz uma coisa bem feita ou não faz” 1.
- Previsibilidade – demonstrar empatia e explicar tudo com calma e didática, informar com antecedência para que se saiba o que será feito, manter horários (com flexibilidade, se necessário) para as principais atividades do dia ou semana. A rotina faz tudo ser mais previsível e fácil de ser entendido e aceito para manter a segurança psicológica.
“Na vida não importa o que você esteja fazendo, faça sempre o seu melhor” 1.
- Proximidade – pais (e líderes) devem estar prontamente presentes, principalmente nos momentos de dificuldade ou necessidade (com as crianças, alimentar, cuidar, abraçar e reconfortar). Essa afeição dá a motivação para criar e experimentar.
“Quando acho que cheguei ao ponto máximo, descubro que é possível superá-lo” 1.
- “Play” (pode ser traduzido como brincar, fazer teatro, ou seja, se divertir de um modo geral) – a criança deve ter tempo e diversão livres (ao máximo possível) para brincar à vontade – sozinha, em grupo ou com os adultos – e, de preferência que tenham a motivação para usar toda imaginação e que a criatividade seja protagonista do processo (e não o brinquedo). No caso dos colaboradores, eles também precisam ter um tempo de descontração, happy-hours e obviamente o tempo com a família para recarregar as energias.
“Existem durante nossa vida, sempre dois caminhos a seguir: aquele que todo mundo segue, e aquele que a nossa imaginação nos leva a seguir” 1.
As crianças é que devem escolher e trilhar o próprio caminho até a vida adulta, e cabe a nós, pais, proporcionarmos a melhor pavimentação, guard-rails e barreiras de pneus para que eles possam acelerar sem medo e direto para o sucesso. Como pai ou líder em sua missão, “se você quer ser bem sucedido, precisa ter dedicação total, buscar seu último limite e dar o melhor de si” 1.
E você concorda que com o uso destes princípios na infância estará contribuindo para formar adultos mais seguros, amáveis, bem sucedidos? E que um líder em qualquer ambiente, adaptando estes mesmos princípios, estará criando uma escuderia de verdadeiros campeões?
Um grande abraço,
Citações:
1 Ayrton Senna
0 Comentários