RSVP
Quem nunca teve vontade de mandar uma conta da festa para aquele convidado que confirmou presença, mas te deu bolo?
Se você não é o Neymar, ou uma dessas pseudo personalidades (tipo ex-BBB), fazendo festas extravagantes só para ter mais uns minutos de fama e fofoca, você sabe o quanto cada convidado ausente te dá prejuízo. À exceção de quem avisa que não vai porque o filho pegou uma virose na véspera (aí, por favor, não vá mesmo!), confirmar presença e não ir, é mais do que deselegante, é falta de respeito!
Eu sou mais o estilo Messi e CR7 que, mesmo podendo gastar uma fortuna — no caso deles, não meu, obviamente —, preferem fazer o aniversário de forma mais intimista e sem frescuras.
Não precisa ser nem 8, nem 80. Por isso, entendo minha esposa, Júlia, que gosta de fazer algo mais elaborado do que “só um bolinho” até para meu aniversário, e eu acabo soprando um monte de balões e decorando até mesa com tema, porque no caso a festa é para as crianças comemorarem e se divertirem. Então é nelas que devemos focar!
Na festa de um ano do primogênito Luiz Gustavo, convidamos a família quase toda. Foi mais do que uma festa, foi uma comemoração por tudo que tínhamos vivido até ali. Mas nos anos seguintes, até por conta da imposição da quarentena, fomos mais contidos e nos demos conta que não fazia sentido fazer nada extravagante novamente. O foco seria na diversão dos pequenos, então começamos a convidar essencialmente as crianças da família, de amigos e da escola, e focar a festa nos brinquedos e brincadeiras. Foi assim que começamos a usar a criatividade para fazer festas memoráveis baseadas nos temas e personagens favoritos de cada época, mas sem gastar dinheiro além do necessário. As festas recentes foram nessa pegada: Game Bus (um ônibus itinerante com video-games), Piquenique no parque com caça ao tesouro pirata e até no Teatro Infantil com a turma do homem-aranha. E já estamos avaliando as possibilidades do próximo aniversário.
E as festas mais recentes e próximas estão baseadas no novo significado que criamos para a sigla RSVP: “Racionalize Se Vale a Pena”.
Afinal, a maior riqueza que podemos deixar para os nossos filhos são as memórias com a família e amigos. Então, se você quer minha dica: só convide quem realmente importa e se importa…
0 Comentários