Cadastre seu e-mail

Sem fraldar

Um dos maiores prazeres da vida é fazer as coisas que temos vontade. Tá com sono? Vai dormir! Tá com fome? Coma! Quer correr? Calça um tênis e vai! Entretanto, segurar uma grande vontafde ou tentar burlar é horrível! Tá com sono? Toma um café que passa? Quer um doce? Coma uma fruta… Sério?! Tem muita gente que faz isso, mas pergunta se se sentem felizes com essa escolha? E tem coisas que não tem como substituir. Não podem ser fraldadas.

Ir ao banheiro é uma necessidade básica. Imagine você estar com vontade de fazer xixi ou cocô e ter que ficar se segurando e contorcendo as pernas como se estivesse em uma marcha atlética.

Não gosto do conceito de treinamento para desfralde. Criança não é atleta! Ela ainda nem tem controle total de seu corpinho. O que precisamos é estimular. Eu nunca me esqueci do dia em que uma professora me impediu de ir ao banheiro! Exigir que a criança fique segurando vontade de fazer xixi ou cocô é absurdo, né?! E até hoje isso é mais frequente do que se imagina.

E nessa fase da vida os traumas do desfralde podem ser tão graves que alguns psicólogos afirmam que a gente pode ser passivo demais e levar essa “panela de pressão” para o resto da nossa vida e de tanto se travar a gente fica até com uma bundinha achatada pra sempre. Se olhou no espelho aí? Pois é! Agora sabe porque nem academia resolve.

Desfralde não é esporte. Não tem tempo cronometrado, pontos ou ordem de chegada! Não é uma competição entre as crianças. Cada uma delas tem seu tempo! O que cabe a nós adultos, pais e professores, prestar atenção para fazer o desfralde de forma humanizada e sem burlar os sinais da criança.

E já vou te avisando, por experiência própria… não é só porque o bebê se incomoda com a fralda cheia, e sai tirando a roupa correndo pelado pela casa, que está pronto. Não basta um sinal para achar que já pode ir acelerando. Vai queimar largada!

É preciso que o corpo e a mente estejam prontos. Se ela já dá saltos com os dois pés já está a um pulo do controle dos esfíncteres para conseguir ficar horas com a fralda seca. Porém, também precisa conseguir ficar sentada e quieta por vários minutos, afinal, só hipopótamos fazem das necessidades um arremesso à distância.

Por outro lado, talvez, o mais importante sejam os sinais de que o adulto está preparado para fazer o desfralde. É preciso muita paciência para percorrer essa maratona. Nunca se deve apressar ou repreender, sempre se deve encorajar e valorizar as pequenas conquistas. E é preciso fazer uma boa marcação homem a homem para não levar um drible dentro da área. Ah! E precisa de estômago também, afinal, às vezes você pode se sentir em uma pista de motocross! Rsrs

Contudo, tenha consciência que ao tentar insistir que a criança fique sem fraldas antes de estar preparada pode punir toda a equipe. E lembre-se que não há nada melhor do que o exemplo para ensinar algo a uma criança!

Tags: | | | | |

Sobre o Autor

Pai Alfa
Pai Alfa

Clique no link da assinatura (acima) para me conhecer melhor.

0 Comentários

Espero que esteja gostando e o conteúdo esteja sendo útil. Deixe seus comentários, para que possamos interagir e melhorar ainda mais o blog. Um grande abraço, PaiAlfa