Cadastre seu e-mail

Uma boa gest(aç)ão

Não faz diferença se o filho foi desejado e planejado ou não. A notícia da gravidez sempre surpreende os pais. Eu que o diga! Rsrs. Mas mesmo inesperado, o bebê não pode ser considerado um “problema” para seus planos de vida, carreira, etc. E pra isso, é necessário seguir alguns passos de uma boa gestão – ou melhor, gestação.

E para que tudo seja feito de forma mais assertiva, que tal usar o PDCA? Uma das mais conhecidas ferramentas de gestão de problemas ou projetos – dependendo de como você enxerga a situação. Rsrs – e assim minimizar o stress e curtir melhor esse presente de Deus. Porque sim… Uma vida é sempre uma dádiva!

Esperado ou não, o processo se inicia no 1o trimestre, com a fase do Planejamento. Através da identificação da situação (geralmente a menstruação que não chegou) e análise do fenômeno (que podem ser náuseas e vômitos). Por experiência própria posso dizer que a ordem desses exemplos pode se inverter dependendo do caso, mas é sempre confirmada por um teste de gravidez.

Passado o susto, é hora da análise e definição das metas e dos planos de ação. Afinal, que pais não se enchem de expectativas nesse momento?

Já perto do 2o trimestre, passamos para a próxima fase, o Desenvolvimento (chamei assim pra fazer mais sentido aqui, mas no PDCA é Fazer, do inglês “Do”). Começa com a etapa de reeducação e aprendizado dos pais para garantir as preparações mínimas necessárias para alcançar suas metas. E em seguida se começa a coletar dados e informações. É aí que entra a pesquisa para montar o melhor enxoval, tanto mental dos pais quanto de produtos para o bebê. E finalmente a execução das tarefas definidas, tais como montar o quarto do bebê.

O ideal é que no 3o trimestre da gestação só nos falte Conferir tudo o que foi planejado, verificando se as tarefas e resultados estão de acordo com o programado e a conferência se está tudo pronto para a chegada do bebê.

E é só a partir do puerpério (o trimestre de gestação fora da barriga), que podemos chegar de fato no final do ciclo do PDCA e Agir, corrigindo possíveis falhas de planejamento, alinhando expectativas e depois definindo “padrões” daquilo que deu certo. Errou? Tente fazer melhor até ficar satisfeito. Afinal esse é o seu maior projeto de vida. Os louros do sucesso ou a dor do fracasso são somente seus, e vão te acompanhar o resto da vida. Literalmente!

E se você executar e revisar todo ciclo dando sempre o seu melhor, quem sabe você também não vai querer mostrar os exemplos como dicas aos amigos – ou num blog – e até como uma forma de se preparar para o caso de uma nova gestação? Como nós, por aqui, que agora esperamos o nosso segundo presentinho de Deus!

Tags: | | | | | | | |

Sobre o Autor

Pai Alfa
Pai Alfa

Clique no link da assinatura (acima) para me conhecer melhor.

0 Comentários

Espero que esteja gostando e o conteúdo esteja sendo útil. Deixe seus comentários, para que possamos interagir e melhorar ainda mais o blog. Um grande abraço, PaiAlfa