Exemplo bônus: Ensine com amor (e empodere)
“Com grandes poderes vem grandes responsabilidades”. Quem nunca ouviu essa clássica frase do filme do Homem-Aranha? Mas ela não serve apenas para os super-heróis, serve também para qualquer líder. O poder de influenciar um “aprendiz” a ser/fazer alguma coisa é tão forte e importante que as pessoas deveriam tomar muito cuidado com o que dizem ou como agem diante dos liderados.
Amor e empatia
Não basta dar o exemplo e ensinar a ter independência, fazer tudo com segurança, e respeito aos outros, se não fizer com que seu liderado tenha confiança de que é capaz de fazer sozinho. Não tem coerência.
Confiança se transmite com amor e empatia. Amor para demonstrar que independente do resultado você estará ali para continuar apoiando e empatia para se colocar no lugar do outro e entender o quão difícil aquela nova tarefa possa parecer para o outro, mesmo que para você seja até automático.
Um passo de cada vez
Por exemplo, para mim andar é tão simples, que não preciso pensar onde vou colocar a perna esquerda, a direita, se preciso de apoio, porque já faço isso há anos. Mas para ensinar o meu filho a andar eu tenho que pensar em toda a sequência. Ele está aprendendo do zero. Tudo é novidade! Então, primeiro tive que ensinar a se levantar puxando o corpo com ajuda das mãos, daí a se escorar nas minhas pernas, depois a ficar de pé, e por último estimulando a alcançar algo um pouco distante para ele andar de lado, se apoiando em algo. Mas ele ainda não tem firmeza e equilíbrio para dar um passo sem apoio. E o que para mim seria algo simples, para ele com certeza tem a mesma magnitude de um evento histórico.
Experiência própria
Eu me lembro que em meu último estágio na época da faculdade, depois de alguns meses trabalhando lá, passei a ser responsável por montar as especificações para compras de equipamentos por licitação pública. Então antes de tudo eu precisava ver os catálogos dos principais fornecedores, buscar referências, checar medidas e muitos outros detalhes. E isso faria toda a diferença entre comprar um produto bom e um ruim, entre fazer um bom investimento ou desperdiçar dinheiro público. Não era fácil, e a chefe do setor era superexigente. Não podia errar uma crase. Essa experiência me ajudou tanto, que ela mesma me indicou para meu primeiro emprego para vender equipamentos laboratoriais. E trabalho com isso até hoje. Isso demonstra o quanto eu fui moldado positivamente por ter sido depositado em mim a confiança em fazer algo além.
Depois neste mesmo emprego, por minha experiência e liderança, acabei me tornando coordenador da equipe de vendas. E sempre fiz questão de ensinar ao time como poderiam ampliar as vendas, ao invés de somente impor uma meta e dar um tapinha nas costas: “– se vira aí!” (como já fizeram comigo quando eu era o liderado). E quem não passou por isso, né?
Empodere
Detesto quando alguém tenta comparar meus filhos (até os de quatro patas) a outros. “– O cachorro do fulano busca o jornal”. E daí! Eu não treinei os meus para isso,! O que me importa é se eles melhoram a cada dia, se já fazem o que não faziam ontem, e o que de novo conseguirão alcançar amanhã! Não se renda a viver conforme as expectativas dos outros.
Desde sempre estimulei o Gugu a alcançar algo que não estava tão fácil, seja sentado, engatinhado ou até andando. Mas o mais importante é que eu sempre o incentivo (“Isso!”, “Pega”, “Você consegue, filho”), e sempre o parabenizo (“Isso aí!”, “Pegou”, “Você conseguiu”, “Parabéns”). Toda vez ele ri, felizão com sua conquista. E na próxima vez eu aumento um pouquinho o desafio, para que cada vez ele possa se superar. E o mesmo princípio usei com meus cães. O importante é superar a si mesmo! O resto é resto!
E você? Tem um exemplo positivo que foi capaz de moldar a você ou alguém que você liderou para contar?
Um grande abraço,
0 Comentários