Olá! Bem vindo ao PaiAlfa!
Eu sou Luiz Fontes, farmacêutico e engenheiro de vendas, casado com a jornalista Júlia, pai do Luiz Gustavo e do Eduardo e tutor de um casal de irmãos vira-latas que adotamos desde filhotes, Meg e Thor.
Eu quero ajudar líderes, pais e pessoas em geral a fazerem escolhas mais assertivas e coerentes em suas vidas pessoais e profissionais, através do compartilhamento de conhecimentos e experiências sobre liderança e parentalidade, com conteúdos associativos e linguagem didáticas.
E para quem já me conhece, sabe que gosto de escrever, tanto que há alguns anos, montei um blog para discutir mais didaticamente os assuntos relacionados à minha vivência com produtos de laboratório e de como aplicar o conhecimento técnico para situações no dia a dia. Aproveite para acessar: http://bancadapronta.wordpress.com/. Vale a visita!
Como surgiu a ideia
A paternidade já era algo muito esperado e pensada há anos. Primogênito, sempre tive a função de cuidar dos meus irmãos e dos primos mais novos, além dos cachorros, que geravam novas ninhadas a cada ano. Cachorros? Sim! Pra quem tem um pet, sabe que o Amor, Respeito e Disciplina que se transmite aos animais pode ser comparada a de um filho humano, e vice-versa.
Depois de casado, convenci minha esposa – que nunca teve um bichinho maior que a própria mão – a adotarmos um cachorrinho. Daí adotamos dois! Rsrs. E como eu sempre gostei de raças maiores, e para que ela não tivesse motivos para não os amar, entendi que precisava adestrá-los. E busquei conhecimento para fazer por minha conta. Na mesma época eu coordenava uma equipe de vendedores. E assim, vim desde então percebendo algumas similaridades e construindo alguns conceitos (sem preconceitos).
Muito antes do Gugu nascer, eu já tinha em mente que eu precisava ser o exemplo para meu time e para meu filho, pois a velha história de “faça o que eu falo, mas não faça o que eu faço” é 100% furada. O segundo é que precisava ter o máximo de coerência possível com todos os meus liderados.
Com a iminência do nascimento do Gugu eu resolvi começar a compartilhar essas minhas ideias e experiências com você. E nos posts vou tentar te mostrar que os conceitos e o modo como se gerencia uma equipe, cria um cão ou um bebê podem ter mais semelhanças do que imagina. E se você tiver bom desempenho em uma dessas áreas, pode ser um bom indício de sucesso nas demais. Mas também não sou perfeito e estou aqui para aprender ao longo do processo. E como se diz: “vou tentar! Se eu errar, aprendi, se acertar, eu te ensino”!
Com o nascimento do Eduardo tive a oportunidade de revisitar e por à prova muitos dos conceitos e também validar os acertos que exemplifiquei aqui nas minhas postagens. Por outro lado, com duas crianças e uma rotina intensa dentro e fora de casa, as postagens também acabaram ficando mais espaçadas, mas já tem bastante conteúdo aí pra curtir enquanto tento escrever mais.
Por que Pai Alfa?
Primeiramente! Não é por causa do nome que esse blog serve apenas para os Pais, mas para qualquer líder, em qualquer ambiente ou de qualquer gênero, ou somente curiosos mesmo. A ideia do nome é uma alusão à hierarquia de liderança entre lobos e também ao fato dos meus filhos terem nascido na geração alfa.
Espero que minhas experiências como de líder da matilha ajude a mais alguém em sua vida… e espero também que você – você mesmo – que tirou alguns minutinhos para ler aqui, também compartilhe suas experiências e percepções nos comentários (concordando ou não). Afinal, sou o tipo de líder colaborativo e democrático!
Espero de coração que goste do conteúdo (dos artigos da galeria de posts e das crônicas, poemas e outros “causos” curtos) e interaja. Aproveite para cadastrar seu e-mail – para receber as notificações dos próximos posts – e siga o INSTAGRAM @paialfa, que traz conteúdos exclusivos.
Aproveite a leitura e até a próxima!
Um grande abraço,
Luiz Fontes – Pai Alfa.