Cadastre seu e-mail

Mãe é mãe… mas realmente tem que ser sempre tudo igual?

Que mãe é a pessoa mais imprescindível na vida de qualquer um, isso é inegável. Afinal, não dá sequer pra nascer sem ter uma mãe. Até o bebê de proveta precisa de um útero para se desenvolver, e só por estar ali, já está recebendo o aconchego, carinho, anticorpos e tudo mais que só uma mãe pode proporcionar. Existem mães biológicas, adotivas ou só de criação. Eu entendo que qualquer doação de si, seja o óvulo, o útero, o leite, desde que seja feito com amor incondicional, já pode te tornar uma mãe.

Mas nem tudo são flores! Toda regra tem sua exceção, mas não vamos exaltar o que não importa neste momento. Infelizmente existem aquelas que não merecem o título, do mesmo modo, que muitos homens são meros doadores de esperma e nunca exerceram seu papel de pai – que por experiência própria posso afirmar que também é importantíssimo – e muitas vezes sequer têm um nome na certidão de nascimento do filho, como se o bebê tivesse sido fecundado por geração espontânea! Mas como disse, não vem ao caso agora…

Mãe é mãe! …(E vice versa. Rsrs). Mas será que só mudam de endereço, mesmo? Que filho nunca ouviu seu nome completo ou alguma frase pronunciada com pausas entre as palavras ou, pior ainda, sílaba por sílaba? E se ouviu o nome completo, pausado e seguido de uma frase em sílabas, sabe que entrou no dilema “se correr o bicho pega, se ficar o bicho come”, não é verdade?!

Mãe é tudo igual?

Mães de perfis, estilos de comportamento e de educação tão distintos, ainda possuem semelhanças inquestionáveis… Dentre elas há frases que são universalmente utilizadas por todas as mães. E tenho certeza que você já ouviu pelo menos a metade delas:

Feliz Dia das Mães! …e suas frases universais.

E analisando um pouco mais essas frases, expressões como “você não é todo mundo” e “coma antes que esfrie” fazem parte da lógica humana, mas 99% das pessoas que falam isso são mães! Rsrs. Já o famoso “leva o casaco” faz parte do sexto sentido feminino e se você não levou, tem outro jargão que é consequência imediata: “eu não te falei?”. Mas este “sentido aranha” das mães é falho, afinal, o “quer me matar?”, é prova que elas não são capazes de prever tudo, já que se espantam tão facilmente. Rsrs.

GIf da Júlia (@mãede1a) brincando de vestir um casaco no Gugu em um dia ensolarado

Porém, brincadeiras à parte, é importante observar que algumas dessas frases não são mais adequadas ao tipo de educação e filhos que queremos criar para o novo mundo. “Em casa a gente se fala”, “se eu for aí e achar…” e “vou contar até 3”, dependendo do cenário, pode ser uma ameaça mais temida que os planos de um vilão. E será que estas frases cabem no estilo de criação com apego, educação não violenta e disciplina positiva? Ou já poderíamos criar novas expressões mais, digamos, “politicamente corretas”?

Mas vou te confessar que a que mais ouvi – e já disse à minha esposa para nunca falar para nosso filho – é a maldita “na volta a gente compra”. Mãe é um ser sagrado pra todo filho e não pode mentir! E fazer ameaça que a gente sabe que ela não vai cumprir, pode até “passar batido”, mas promessa em vão, aí já é muita sacanagem. A gente acredita! Causa trauma. Tem coisa que eu estou na expectativa até hoje. Você não?

Mãe é para ser foda mesmo!

E falando em frases universais, tem uma que não é de mãe: “a arte imita a vida”. E de fato, o cinema nos traz da cultura pop alguns exemplos de mães “bad ass” (com a licença do trocadilho), que podem servir de exemplo!

Tem aquela que dá confiança e autonomia, a que defende com unhas e dentes e até a que acredita que o filho vai ser o único capaz de salvar o mundo. Conhece alguma?

Alguns exemplos de mães “bad-ass” do cinema e suas frases marcantes

Porém, não importa se é mãe biológica ou adotiva, em família ou mãe-solo, eu acredito em “um sonho possível”, de que toda mãe dos dias de hoje tem um papel ainda mais importante na educação dos filhos, prepará-los para serem “incríveis” em um mundo – mesmo que não espere pelo “julgamento final” – completamente novo e que está apenas começando.

E se sua mãe te disse essa frase célebre “um dia você vai ter filhos iguais a você”, espero que você esteja bem contente com essa profecia. Afinal, “praga de mãe pega”!

E você lembra de mais alguma frase universal de mães? O que mais acrescentaria?

À todas as mães, em especial à minha mãe, minha avó e à minha esposa (mãe do meu filho), digo de coração: FELIZ DIA DAS MÃES! Vocês são fodas!!!

Um grande abraço,

Pai Alfa.

Tags: | | | | | | | | |

Sobre o Autor

Pai Alfa
Pai Alfa

Clique no link da assinatura (acima) para me conhecer melhor.

0 Comentários

Espero que esteja gostando e o conteúdo esteja sendo útil. Deixe seus comentários, para que possamos interagir e melhorar ainda mais o blog. Um grande abraço, PaiAlfa