Cadastre seu e-mail

Metodologia 70/20/10 de aprendizagem

O ambiente corporativo já utiliza a metodologia 70/20/10 para aplicação no plano de desenvolvimento dos funcionários das empresas. E por muito tempo, equivocadamente, eu me questionava se não era uma forma da empresa não se responsabilizar pelo desenvolvimento das competências dos colaboradores. Mas recentemente eu entendi que o desenvolvimento deve vir de dentro.

Eu sempre acreditei que a prática era a melhor forma de se aprender, mas eu erroneamente pensava que você precisava passar muito tempo desenvolvendo a teoria para depois colocar em prática. Como na escola tradicional, onde passávamos várias horas em sala e depois ao chegar em casa gastava-se pelo menos mais uma hora fazendo as atividades para o dia seguinte.

70%

Foi exatamente percebendo o quanto eu precisava dar liberdade ao meu filho para ele se desenvolver por si só, que eu entendi que de fato cerca de 70% do que aprendemos vem da nossa experimentação.

É necessário tentar, tentar e tentar diversas vezes até conseguir fazer algo com excelência. No cinema, por exemplo, algumas das cenas mais icônicas precisaram de inúmeras tomadas até que ficassem realmente boas.

GIF da cena do primeiro filme do Homem-Aranha gravada mais de 150 vezes

20%

A experiência de alguém que já passou por algo similar é bastante válida. Mesmo para coisas simples do nosso dia a dia a gente busca uma opinião de alguém confiável, um conselho, uma referência a seguir.

O Gugu recentemente aprendeu a brincar com o jogo “Plantas x Zumbis”. Não é o tipo de jogo que eu gostaria que ele brincasse nessa idade, mas fazer o quê, o padrinho apresentou! Particularmente estou ensinando jogos de tabuleiro. Mas para quem teve uma fase apaixonado por caveiras, zumbis talvez fossem um próximo passo inevitável mesmo. Mas voltando… No início ele tinha bastante dificuldades e vinha me pedir ajuda para derrotar o inimigo. E sem pensar comecei a ajudá-lo a vencer, Mas obviamente, aquilo fez com que viesse mais vezes. Foi aí que eu mudei a estratégia. Eu precisava fazê-lo ter mais confiança em si mesmo. Foi então que eu comecei a pedir pra ele me ensinar como se joga, e o que cada personagem fazia. Depois disso minhas ajudas passaram a ser frases iniciadas com “e se…?”, “que tal…?”. E ele já conseguiu vencer sozinho várias fases do jogo.

Não é sobre dar o peixe, mas ensinar a preparar a isca, prestar atenção na água e saber aonde jogar o anzol. O papel de um mentor, líder, pai, professor ou coach não é ensinar as respostas, mas a pensar nas perguntas certas a serem feitas e direcionar para onde essas respostas podem ser buscadas. E, obviamente, estar por perto para orientar quando necessário.

10%

Gugu escorregando na folhagem do parque sob nossa vista

Mas por mais que você esteja com a mão na massa, testando possibilidades, ou sendo um autodidata, você sempre vai precisar de algum conhecimento prévio. Não dá pra fazer um salto no escuro! E não bastam só os 20% do mentor. É necessário sua própria avaliação.

Girafa no fundo da água mostrando que referência é algo individual

A leitura, de um modo geral, proporciona um conteúdo mais imparcial e isento de opiniões. E para adequar a informação a sua própria necessidade, livros didáticos ou qualquer outro conteúdo teórico são fundamentais para o aprendizado. Mas hoje em dia isso pode também ocorrer através de outras mídias. Afinal, a internet está aí pra isso.

Inclusive se você já leu até aqui, está de parabéns! São poucos que hoje se rendem ao prazer da leitura de conteúdos de qualidade nesse mundo de Reels e TiK ToK, não é mesmo?!

E você, acredita no seu potencial autodidata?

Um grande abraço,

Pai alfa.

Tags: | | | | | |

Sobre o Autor

Pai Alfa
Pai Alfa

Clique no link da assinatura (acima) para me conhecer melhor.

0 Comentários

Espero que esteja gostando e o conteúdo esteja sendo útil. Deixe seus comentários, para que possamos interagir e melhorar ainda mais o blog. Um grande abraço, PaiAlfa