Os 4 Ps da promoção do apego
Todos nós, ao nascermos, trazemos conosco nossas necessidades básicas. Mas no caso das crianças, principalmente ao longo da primeira infância, quatro em específico são pilares da criação com apego e precisam ser supridas pelos pais (ou qualquer outro responsável, inclusive cuidadores e professores). São necessidades inatas, e que se caso não forem atendidas podem causar diversos traumas que poderão ser carregados por toda a vida, na mente e no corpo.
Mas não são apenas as crianças. Mesmo na vida adulta ainda temos essas necessidades intrínsecas em nossas demandas sociais.
Os 4Ps
Em marketing existem os 4 Ps que são ensinados como um dogma imutável: Produto, Praça, Preço e Promoção. Já aqui os quatro pilares são baseados nos conceitos do livro Attached at the Heart, de Barbara Nicholson e Lysa Parker, em tradução livre, “Agarrado ao coração”, que apresenta 8 princípios parentais comprovados para criar filhos conectados e empáticos.
E obviamente esses 4Ps originalmente foram denominados em inglês e por aqui fazemos a tradução que mais se encaixa. Eu sei que já trouxe o tema aqui há exatamente um ano no post sobre Airton Senna e alta performance, mas é tão importante que vale repetir:
Proteção (Protection)
É uma questão de sobrevivência. Se você se sentir inseguro, correndo um grande risco, você mal consegue pensar sobre qualquer outra coisa. Você vai estar em constante estado de alerta.
E quem não gosta de se sentir seguro em um ambiente que tem algo familiar não é mesmo?! Bebês precisam de colo dos pais, o tempo todo! E quem disse que adultos não?! Afinal, quem nunca procurou a mãe num momento de dificuldade? Por que as crianças muitas vezes são privadas dessa sensação de segurança em nome de uma cobrança desumana do tipo “não dá colo que vai ficar mimado” ou, por exemplo, nos primeiros dias de escola?
Proximidade (Proximity)
Deus foi perfeito conosco! Nos cães (e outros animais) a teta é na barriga para abrigar vários filhotes, mas em nós humanos Ele desenhou o seio de modo que o bebê possa mamar olhando nos olhos da mãe embalado pelo ritmo da batida dos corações coladinhos.
Historicamente a sensação de solidão constante só provocou a inspiração para poemas ou a depressão naqueles de alma sensível. Nós somos seres sociais e necessitamos sentir uma ideia de pertencimento. Por isso criamos famílias e tribos. E existe lugar que te provoca mais conforto e segurança que dentro do abraço de alguém que se ama?
Conversando com pais durante visitas à escolas no ano passado, uma mãe nos confessou que o filho se adaptou melhor depois que ela começou a deixar a bolsa dela do lado de fora da sala. Aquele objeto por ali ajudava a criança a lidar com a ausência pela sensação de que a mãe ainda devia estar por perto, mesmo sem estar.
Previsibilidade (Predictability)
Já contei por aqui o quanto saber o que vai acontecer favoreceu o desenvolvimento do Gugu. Afinal pra que serviriam calendários, agendas e previsão do tempo, se não fôssemos tão dependentes dessa tal previsibilidade, certo?
Mais recentemente o Gugu começou a ir à escola. Não havia a proteção de alguém ou algo familiar, tampouco a proximidade comigo e minha esposa que não podíamos passar pela porta da escola por causa da pandemia. O que nos restava proporcionar a ele para tornar aquilo mais tranquilo era minha promessa de que iria buscá-lo bem antes do anoitecer. Ele confiava que à noite estaria no conforto e segurança do lar.
Passatempo (Play)
Por último, mas não menos importante. Perceba que fiz aqui uma tradução livre para manter a coerência das letras iniciais e, ao meu ver, está perfeitamente adequada, já que ambas as palavras basicamente significam qualquer atividade com o intuito de se divertir.
E já que falei tanto dos primeiros dias na escola… As atividades de brincadeiras durante o tempo lá eram o que mantinham o Gugu entretido e faziam ele sair ao final da tarde dizendo que havia se divertido muito.
E me atrevo a dizer que podemos correlacionar os 4 Ps do Marketing com esses pilares. Afinal, a proteção é aquilo que é ofertado (produto), em local que tenha alguma proximidade (praça), com certa previsibilidade e expectativa de retorno (promoção), de modo a entregar algo de alto valor e com custo benefício (passatempo, ou melhor, o próprio tempo). Afinal, ambos tem a função de “aproximar”, não é mesmo?
Concordando ou não com essa comparação, tenho certeza de que se convenceu de que somente proporcionando os 4 pilares da criação com apego é possível criar um campeão na vida.
E o lar da sua família está bem sustentado por esses quatro pilares?
Um grande abraço,
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