Cadastre seu e-mail

O mundo dá voltas… Qual estrela te guia?

Nos tempos das caravelas os navegadores europeus utilizavam as estrelas como guia para suas expedições em busca de novos mundos. Mas imagina a confusão deles quando ao atravessar a linha do equador para o hemisfério sul perceberem que as constelações não eram as mesmas. E agora?!

Também tive uma situação similar em minha vida. Durante cerca de seis anos eu tinha me especializado em um portfólio de purificação de água a ponto de ser referência dentro do time para outras pessoas também brilharem em suas vendas. Mas no meio comercial “ganhar estrelinhas” não é tão importante quando a empresa precisa fazer cortes. E depois de passar pelas duas maiores empresas daquele mercado, entendi que precisava encontrar um novo porto firme, e ampliar minhas chances. 

Escolhi a cromatografia analítica (que pouco tem a ver com cores), pois era uma linha da qual tinha alguma base da faculdade e muito a ver com o que já dominava. Porém, como as vagas exigiam experiência na aplicação – e isso em meio ao desemprego durante a quarentena –, tomei a decisão de procurar alguns velhos colegas (de faculdade ou trabalho que atuavam nesse mercado) para aprofundar meu conhecimento e poder falar com convicção e segurança sobre o tema e mascarar a falta de experiência específica. Nem todos me ajudaram, mas os que de fato contribuíram me enviaram materiais bem didáticos e cheguei a fazer sessões de tira-dúvidas on-line com alguns deles. 

Contudo, acabou que fui trabalhar exatamente com outro portfólio correlacionado e do qual me especializei, mas não trabalhava há anos: filtração farmacêutica. E após dois anos de casa, minha empresa se fundiu com outra que era referência justamente em um tipo de cromatografia: preparativa. Coincidência?!

Mas observe outros plot twists dessa história! Alguns anos antes de atuar com os sistemas de água, eu tive a oportunidade de entrar na mesma multinacional como especialista de filtração (mas como teria que mudar para São Paulo, acabou não sendo interessante naquele momento). A reviravolta é que a mesma líder que me entrevistou para essa vaga do passado, veio até mim perguntar sobre oportunidades de filtração na minha empresa atual? E eu a indiquei para uma vaga em aberto, mas não foi selecionada. No entanto, recentemente um dos amigos que me ajudou na hora do meu aperto, me pediu ajuda com o cunhado que tinha ficado desempregado depois de décadas na mesma empresa. E não é que tudo se alinhou e o cunhado foi contratado para vaga de uma empresa parceira que eu encaminhei o currículo.

Astronomia à parte – não confunda com astrologia, que de lógica não tem nada, até porque está cientificamente comprovado pela física moderna que o horóscopo não faz o menor sentido – o mundo dá voltas, não é mesmo?! 

E eu acredito que quando você tem fé e sabe aonde quer chegar – e ajuda as pessoas no seu trajeto a brilharem também –, seu sucesso está escrito nas estrelas e todos os caminhos te levam a novos mundos.

Tags: | | | | | | | |

Sobre o Autor

Pai Alfa
Pai Alfa

Clique no link da assinatura (acima) para me conhecer melhor.

0 Comentários

Espero que esteja gostando e o conteúdo esteja sendo útil. Deixe seus comentários, para que possamos interagir e melhorar ainda mais o blog. Um grande abraço, PaiAlfa